INFORMAÇÕES TÉCNICAS SOBRE O EUCALIPTO TRATADO

A Madeira tratada em autoclave é madeira roliça de reflorestamento de Eucalyptus citriodora e Eucalyptus urograndis que após o descascamento e pré-secagem ao ar livre é submetida a um processo industrial de tratamento por célula cheia a vácuo-pressão.

Após o tratamento, a madeira:

  • adquire coloração esverdeada;
  • é apta para o contato com a terra;
  • aceita qualquer acabamento posterior;
  • fica seca, livre de óleos e não exala odores;
  • não tem alterada a sua condutibilidade elétrica;

O tratamento, na madeira, acontece na unidade industrial de tratamento, a Usina de Tratamento de Madeira – UTM, projetada e construída em circuito fechado, garantindo assim, segurança ao meio ambiente. A madeira é submetida a impregnação com soluções preservativas que penetram nas camadas permeáveis da madeira, protegendo-a por longo período.

O procedimento para tratar a madeira permite a impregnação profunda em suas camadas permeáveis do produto denominado quimicamente como CCA – Arseniato de Cobre Cromatado, que, após a cura, assegura proteção por longo tempo contra o ataque de fungos apodrecedores, de insetos como brocas e cupins e de furadores marinhos como moluscos e crustáceos. Os elementos químicos do preservativo aderem nas paredes das células da madeira, sendo que o Cromo promove um processo de ancoragem,  o Cobre atua como fungicida e o Arsênio atua como inseticida.

A madeira deve ser tratada  quando estiver sujeita aos ataques biológicos mais agressivos como, por exemplo, a contato com o solo, umidade, intempéries e, em geral, quando se requeira maior durabilidade.

A madeira tratada em autoclave não é prejudicial ao meio ambiente, pois os produtos preservativos utilizados tem uma excelente fixação e não são liberados no meio ambiente, a madeira utilizada, o eucalipto, é cultivada em reflorestamentos, e após o tratamento dura muito mais, reduzindo a pressão da demanda sobre florestas nativas.

A madeira tratada em autoclave, com CCA, não é nociva para saúde, não exala odores ou vapores, formando compostos praticamente insolúveis e não deixa resíduos superficiais na madeira.

 

INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA PARA O CONSUMIDOR

A madeira tratada não oferece risco ambiental em condições normais de utilização e armazenagem. Existem porem alguns cuidados que o consumidor deve observar quando pretende utilizar este produto. Leia com atenção o que segue:

  • a madeira tratada não oferece risco toxicológico agudo, sendo que a toxicidade deve ser considerada apenas na forma fumos gerados pela queima;
  • em caso de lixamento ou corte utilizar máscara de proteção contra pó;
  • não utilizar a madeira tratada em circunstâncias em que partículas de madeira possam se tornar componente de comida ou ração animal. Exemplos deste tipo de uso são: tábuas de cortar carne, cochos, tonéis, revestimento interno de silos;
  • não queime a madeira tratada em churrasqueiras, lareiras, fornos de comida ou aquecedores residenciais. Quando queimada, a madeira tratada pode desprender produtos tóxicos na fumaça e nas cinzas e a inalação de fumos liberados pela queima pode provocar irritação respiratória, ocular e sintomas sistêmicos;