COMO COMPRAR EUCALIPTO TRATADO

  • USINA OU REVENDEDOR? Se o seu fornecedor de eucalipto tratado apenas revende a madeira tratada trazida de outros estados, ele também pode estar revendendo “gato por lebre” sem saber! Existem centenas de Usinas de Tratamento no país, algumas sérias, outras nem tanto.
  • BITOLA – Verifique se a as peças são medidas no pé ou na ponta fina. Pois aí existe uma grande diferença de volume!
  • PADRÃO DE BITOLA – Algumas empresas comercializam, por exemplo, a bitola 10 a 12 quando as peças têm diâmetro entre 9 e pouco mais que 10 pelo mesmo valor de outras empresas que utilizam um padrão bem “cheio” com várias peças ultrapassando 12 cm. Isso também representa uma grande diferença em volume e prejuízo no seu bolso!
  • TRATAMENTO: É PONTO PRINCIPAL! De acordo com normas da ABNT existe uma quantidade mínima de produto químico a ser impregnada na madeira. Empresas que só visam lucro diluem este produto químico a níveis muito baixos, gerando mourões com baixa durabilidade e dessa maneira denigram o produto “eucalipto tratado” como um todo. Esta verificação é impossível de se fazer a olho nu mais somente com testes laboratoriais.
  • ESPÉCIES – Existem mais de 600 espécies de eucalipto, e a cada dia surgem novos materiais clonados, alguns voltadas para a produção de lenha, outros para energia e outros para tratamento. Só quem tem anos de experiência no plantio e no mercado trabalha com as melhores espécies e as mais adaptadas ao clima da nossa região.
  • GARANTIA – Toda usina de tratamento de madeira que se preze, fornece a garantia nas dependências da fábrica. Imagine você ter algum problema e ter que recorrer ao fabricante que está em outro estado, a mais de 1.500 quilômetros de distância…
  • PREÇO BAIXO – Por incrível que pareça, o principal insumo do eucalipto tratado é o produto químico preservante, e não a madeira em si. O preço do produto químico sobe periodicamente acompanhando o mercado mundial. Desconfie de preços muito baixos, pode ter “água no feijão”!